BERA - Audiometria do tronco cerebral
O BERA é um exame de última geração utilizado para avaliar a audição quando testes rotineiros não nos dão as informações necessárias. Trata-se de um registro da atividade elétrica da via auditiva até o sistema nervoso central.
Também conhecido como “Audiometria do tronco cerebral”, analisa a integridade da via que o estímulo auditivo percorre desde o labirinto e nervo auditivo até o tronco encefálico, região esta, responsável pela integração das informações para o cérebro.
O BERA pode ser feito nos casos de zumbido, em algumas labirintopatias e nas deficiências auditivas em que a audiometria apresenta limitações diagnósticas.
Durante o exame, o estímulo sonoro é apresentado através de fones. Eletrodos alocados em pontos na cabeça e conectados ao equipamento transferem as informações obtidas para um programa de computador que possibilitará o estudo dos traços.
Um resultado normal do BERA indica que o sistema auditivo até o tronco cerebral está íntegro. A ausência de reações ou a presença de anomalias na conformação do traçado configuram alterações que podem definir o local do problema e a sua extensão, possibilitando um diagnóstico mais preciso.
O teste é rápido, seguro e não emite radiações. Não machuca, não depende da atenção e o preparo para o exame é simples. As respostas são extremamente delicadas e, por isso, requerem que o paciente esteja deitado. Em crianças menores é recomendada sedação com indução anestésica inalatória em regime hospitalar. O despertar ocorre logo após o exame, que dura cerca de 40 minutos.
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco